Não há como não ligar a TV hoje em dia e não se alarmar com a quantidade de crimes absurdos que tem sido noticiados a torto e direito, ocupando cerca de 80 a 90% dos programas jornalísticos( alguns chegam a 100%). O banho de sangue que se vê nos faz pensar que na verdade já se iniciou a terceira guerra mundial e nós apenas não nos damos conta. O número de mortes no Brasil e nas grandes metrópoles já ultrapassa as cifras de confrontos bélicos mundiais, e o que é pior: sem qualquer sentido. Mata-se por nada, NADA mesmo. Crimes motivados por amor, vingança, roubos, sempre foram comuns, agora crimes em que a vítima por vezes não possui nem mesmo bens de interesse nos fazem pensar a que ponto o índice da maldade do ser humano tem chegado.
De acordo com as chamadas profecias Maias, no mundo moderno as máscaras cairiam e as pessoas se mostrariam como verdadeiramente são. Se é isso que se tem visto, o mundo está povoado de criaturas egoístas e sem coração?
O Ser humano é o ser para a Morte. Essa é a grande verdade universal. Nascemos para morrer, mas daí tratar a vida como algo fugaz e frívola, nos faz repensar toda uma malha de situações que criamos para a nossa vida. O sistema financeiro atual estimula o isolamento, o individualismo e a competitividade. Se eu posso ter um castelo, um feudo, cercado com grades elétricas e vidros à prova de balas, o mundo lá fora pouco me preocupa. A oferta de produtos, o "Ter" no lugar do "Ser" faz com que haja ainda mais desigualdade.
Agora, voltando ao tópico da maldade, me pergunto: o ser humano é mal?bom?neutro? Pra mim, tudo depende da velha díade: fatores constitucionais+fatores ambientais. Trazemos no nosso DNA certas tendências a determinados tipos de personalidade. Podemos ser propensos a ter um temperamento mais biliar, sanguíneo, colérico ou fleumático( citando a teoria dos quatro humores, aprimorada por Galeno). A constituição herdade trás muito do potencial a ser desenvolvido. Pesquisas mostram que filhos de delinquentes tem uma propensão muito maior a também se tornarem delinquentes( http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-44462000000600004&script=sci_arttext).
Mas isso não significa um determinismo absoluto. O ambiente também tem sua parcela decisiva na formação da personalidade. O temperamento está presente, mas o seu desenvolvimento será encorajado ou desestimulado pela sua interação com o meio. Um lar desajustado é terreno fértil para a criação de uma pessoa com distúrbios e transtornos de personalidade. Porém, um lar afetivo e harmonioso também não é receita certa para uma vida mental saudável.
Quando falha o ambienta e o fator constitucional já vem carregado de bagagem, o que pode ocorrer é o que vemos nos noticiários. Crimes tão bárbaros, que por vezes me pego a pensar se ainda estamos lidando com seres humanos. É triste dizer isso, mas para alguém chegar a cometer esse tipo de crimes, é por que já se desconectou de tudo que o liga a uma sociedade. Culpa da pessoa?Talvez, mas também de toda uma rede que dá as costas e não oferece oportunidades.
A questão do Transtorno de personalidade antissocial, ou o Psicopata, comumente chamado, é assunto que tratarei em outro post devido a complexidade do tema e sua ligação com a figura que permeia nosso inconsciente coletivo, ligado ao arquétipo do mal.
O Tratamento? Diversas correntes discutem a respeito disso, porém, o que se tem em comum é que se faz necessário um trabalho em conjunto, entre indivíduo, família e comunidade, podendo ter a oportunidade de restabelecer um diálogo que foi interrompido e no seu lugar, surgiu a violência como forma de expressão.
Para encerrar, uma música que trata do tema, com a tradução no próprio clipe, da banda The Who, regravada pelo conjunto Limp Bizkit, chamada "Behind blue eyes"
Muita luz para todos vocês
Daniel Ramos
Psicólogo

Muito bom! Bom, mesmo!
ResponderExcluirParabéns!
[...] E que sonhemos com dias melhores!
Um abraço!
Grande Jonathan, obrigado pelo comentário...vamos mantendo contato
ResponderExcluirforte abraço.