No significado da palavra, Médio é aquele que intermedeia duas instâncias, que se interpõe entre duas metades. Médio é também aquele que se encontra no meio de algo ou alguma coisa. Todas essas definições podem se encaixar perfeitamente naquela que se convencionou chamar de "Classe média". Na história da humanidade, a classe média teve grande influência, principalmente quando a burguesia ascendeu como classe emergente, exigindo mudanças no status quo da sociedade. O surgimento do comércio reorganizou a vida na Europa, trazendo a possibilidade de mobilidade de classes sociais, até então pré-determinadas e polarizadas entre povo e nobreza ( ou qualquer nome que se desse a uma classe dominante). Munida do principal poder de fogo do mundo, o capital, a burguesia deixou de ser vista como subclasse para ser tratada como emergente e preocupante.
É inegável que a classe média é sempre o termômetro das maiores mudanças populares ocorridas na história da humanidade. A revolução francesa, foi produzida pelo povo, simplesmente pela condição miserável em que se viviam à época, porém, o pensamento era burguês. A inconfidência mineira, fortemente influenciada pelos ideais iluministas, foi encabeçada por estudantes de classe média alta, inconformados com a situação do Brasil da mineração. E assim foram tantas outras, sejam elas revoluções de cunho constitucionalista, cultural, sexual, o fato é que as mudanças mais significativas acontecem quando a classe média resolve se movimentar.
Somos seres desejantes;é da nossa natureza querer algo a mais, e se assim não o fosse, ainda estaríamos vivendo nas cavernas. Sabendo disso, o mercado capitalista, que necessita da alimentação monetária constante, estimula o comércio, instigando exatamente essa natureza do querer do ser humano. E a classe média é o principal alvo dessa, por vezes,desleal competição. O mercado vende um mundo para o cidadão médio, que ele deseja, mas que não pode ter, mas só será feliz se o tiver, e assim irá pagá-lo em suaves 35,40,60 prestações, contribuindo para a retroalimentação do sistema capitalista.O mundo colorido prometido à classe média mostra-se uma armadilha. As dívidas astronômicas no cartão de crédito e o consumo exagerado por produtos mantém o mercado aquecido.
O grande medo das classes B e C( embora eu discorde dessas classificações) é cair de padrão de vida, e para isso, fará de tudo para manter-se no mesmo nível, mesmo que às expensas de muita coisa. É a classe social que paga mais impostos, que tem mais gastos e mesmo assim, aquela que menos enriquece. As classes menos favorecidas são auxiliadas por políticas de assistência,e no frigir dos ovos, gastam bem menos que a classe média. Já a minoria no topo da pirâmide também paga impostos equivalentes, com a diferença básica do nível salarial, e apesar de também pagarem taxas abusivas, alcançaram um patamar desejado e lá se mantém. Então que não digam que nossa sociedade não é estamental, pois o que se vê é uma mobilidade muito pequena de classes sociais.
Portanto o cenário que se mostra é: as classes menos favorecidas satisfeitas com políticas de suposto auxílio e pouco fazendo pra mudar, satisfazendo-se com o lugar comum, de séculos e séculos de assistencialismo, que não nego, tenha seus méritos, mas que deveria ser apenas um trampolim para algo maior. A classe A mante
ndo-se no topo, bem aderida ao sistema,e a classe média, no proscênio de todo esse teatro, rebolando pra sustentar o sistema com uma mão e sobreviver dignamente no outro.
O grande agente de mudanças de uma sociedade é a classe média. É ela que se levanta quando os governos se tornam opressores e as políticas públicas abusivas. Demorou quase séculos, mas agora finalmente a nossa classe burguesa está saindo do lugar comum. Começamos a perceber que viver num mundo de ilusão, de "ter", não garante uma vida melhor. Fechar a janela do carro enquanto todo um cenário vivo passa do lado de fora, é ignorar o óbvio. Acordando a classe média, por conseguinte, toda a sociedade se modifica.
Grande abraço e que todos possamos sair do lugar comum
Daniel Ramos
Psicólogo

Nenhum comentário:
Postar um comentário